sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Interpretação - Admirável Chip Novo


A música Admirável Chip Novo é baseada no livro Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley, faz uma crítica a manipulação que sofremos pela mídia em geral. Não temos liberdade de expressão, liberdade politica, liberdade religiosa entre outras, parece que sim, mas quase tudo que consumimos não é porque nós gostamos, e sim porque fomos persuadidos. Por exemplo, quando vemos TV somos estimulados a votar em tal pessoa, ou, comprar o produto do comercial. A Pitty retrata exatamente isso, para explicar melhor vou dividir a música em trechos e em seguida explica-los:

''Pane no sistema, alguém me desconfigurou
A onde estão meus olhos de robô?''

<> Nesse trecho ela faz uma relação entre a desconfiguração de um robô e a manipulação que sofremos, ou seja, perdemos nossa personalidade, não temos mais olhos para o mundo, só para o que a mídia nos estimula a consumir, no caso do robô o que seu criador manda.

''Eu não sabia, eu não tinha percebido
Eu sempre achei que era vivo
Parafuso e fluído em lugar de articulação
Até achava que aqui batia um coração
Nada é orgânico, é tudo programado
E eu achando que tinha me libertado...''

<> Aqui a música explica que somos manipulados e não percebemos, sempre achamos que somos livres.

''Mas lá vem eles novamente
E eu sei o que vão fazer:
Reinstalar o sistema...''

<> De novo, de novo e de novo, somos persuadidos toda hora, não conseguimos nos libertar!

''Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, more, gaste e viva

Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga...''

<> Nessa parte são listadas algumas ações que a mídia nos persuade a fazer, ela escolhe o que pensamos, falamos, compramos, bebemos, usamos em quem votamos e etc...

Ouça a músicas:



7 comentários:

  1. Ajudo muito, valeu, precisava fazer um trabalho pra já dai esse site bacana me salvo !

    ResponderExcluir
  2. cara, ta bem mais alem do que somente isso, mas isso tambem tem a ver, veja pani no sistema alguem me desconfigurou, alguem alterou seu juizo de valor, vc não sabe o que vale mais, fazer o que seu coração manda ou fazer o que eles ditam, aonde estão meus olhoes de robo? que absurdo, aonde estão meus olhos de robo, o que eles tão me mostrando e me indicando fazer, estão voltados ao consumismo? aos iphones que mudam de versão toda hora e não a natureza as pessoas, que nunca mudou a materia e ainda assim nunca perdeu a beleza? Jesus.. eu não sabia eu não tinha percebido, eu sempre achei que era vivo, nem preciso, os iphenes não tem vida, os carros nao tem vida, não tem alma. parafuso e fluido em um lugar de articulação, ate achava que aqui batia um coração, a catraca financeira global, move as pessoas a se escravizarem de tão forma, que ate parece que ali bate um coração, mas não, são apenas estrategias maquiavélicas que não superam a força de um coração, nada é orgânico é tudo programado, e eu achando que tinha me libertado, nada é natural é tudo falso mutável, a moda muda toda hora, tudo muda o tempo todo, mas o verdadeiro nunca vai mudar, ele fica em um lugar onde o homem não consegue tocar, n mundo ideal, qual o seu ideal, o que queres fazer pra melhorar? mas la vem eles novamente o que vão fazer??? reinstalar o sistema que por ser reproduzido varias vezes entra na sua cabeça como sendo o certo e através do seu subconsciente te induz ao erro, ao pecado e a mante-los tranquilos despreocupados em seus lindos castelo comendo apenas do melhor, enquando vc trabalha 1 mes pra gastar com ostentação, a frequentar lugares para ter fotos bonitas e fazer tudo o que eles reproduzem toda hora na tv assim vc
    ''Pense, fale, compre, beba
    Leia, vote, não se esqueça
    Use, seja, ouça, diga
    Tenha, more, gaste e viva

    Pense, fale, compre, beba
    Leia, vote, não se esqueça
    Use, seja, ouça, diga...''

    ResponderExcluir